



























Biografia
UMBRAL
Banda underground de metal nacional
Com história de formação recente, a banda Umbral, desde quando surgiu, em 2019, carrega em sua proposta geral expressar, a partir da mensagem de suas composições e estilo musical de representação – o metal em suas variadas formas -, os conflitos internos e externos do homem. A escolha por letras em língua portuguesa, pelas misturas das matizes do rock e de outros estilos musicais foi o meio ideal para construir uma identidade artística que busca retratar de maneira verdadeira aquilo que a banda se dispõe a produzir sem sensacionalismo ou gratuitidade, mas sempre com o propósito de provocar a reflexão.
O trabalho que inaugura a construção desse conceito estético-ideológico é o EP “Umbral”, lançado em dezembro de 2020. Esse material teve o empenho de composição de todos integrantes da banda naquele período, e a produção foi feita de maneira autônoma no estúdio, também independente, Smonkey Records, de Flávio Zanucoli, um dos integrantes da banda. Nesse material, há quatro canções bastante precisas quanto à proposta do grupo: A faixa de introdução “Epigraphe, 1”; a primeira composição da banda “Saco de pancada”; “Ouroborus” nossa canção mais acessada nas plataformas de streaming; o autorretrato das incertezas de um recém-adulto “Cortando frequências”.
Em 2021, como forma de resistir às intempéries dos dois últimos anos, produzimos, à distância, e lançamos mais dois singles. O primeiro foi a faixa “Espetáculo Invisível” – uma síntese sobre a ambiguidade que é o homem em sua universalidade: aquilo que os outros veem e aquilo que ele sabe (ou descobre) ser capaz. Em seguida, “Fome nas ruas”, denunciando o descaso de um problema crônico no Brasil – video título da faixa.
A banda sempre foi composta por cinco integrantes. Na formação atual somos: Victor Marchezani (vocal), Flávio Zanucoli (guitarra), Gabriel Fernando (guitarra), Lucas Borba (contrabaixo e backing vocal) e Lorenzo Castro (bateria). É importante destacar que todos os materiais da banda produzidos até agora – ep, singles, lyric vídeo, materiais artísticos - sempre foram feitos de maneira autônoma, natural e às próprias custas.