15 de Junho de 2019
Ribeirão Preto - SP

Blog

Como era o mundo quando o João Rock surgiu?

Como era o mundo quando o João Rock surgiu?

O que você fez na noite de 18 de junho de 2002? Era véspera de feriado do aniversário de Ribeirão Preto e, de repente, você pode ter sido uma das 12 mil pessoas que foram curtir a primeira edição do João Rock, realizada no estádio do Comercial.

Quando o CPM 22, banda revelação do MTV Video Music Brasil naquele ano subiu ao palco, começava a ser escrita a história do festival que agora chega aos 18 anos. "Era tudo muito novo para nós, em todos os sentidos. A banda começou sua carreira profissional em 2001 e, um ano depois, estávamos na primeira edição do João Rock. Quando chegamos ao estádio, ficamos muito empolgados com a estrutura, pois o festival já era grande. Fizemos a estreia do João Rock e mal sabíamos que depois iriamos passar por tantas edições", relembra Japinha, baterista do CPM 22, que estará de volta em 2019.

                                                                          Palco João Rock 2002
               

E aquela noite de 2002 ainda teve os shows de Titãs, Ira! e Cidade Negra. Se liga no cartaz da primeira edição lá no começo da matéria!

Para ir ao festival, muito provavelmente, você combinou o rolê usando o celular top da época, um Nokia 3310, ou então trocou mensagens pelo mIRC ou ICQ no seu computador pessoal com acesso discado à internet.

No esquenta, você deve ter ouvido “Epitáfio”, dos Titãs, trocentas vezes no seu discman. Não tinha o CD dos caras? Sem problema, era só baixar o MP3 e rodar no Winamp.

A caminho do João Rock, altos papos com a galera sobre a vitória do Brasil sobre a Bélgica nas oitavas da Copa do Mundo do Japão e Coreia do Sul (naquele ano a gente levou a melhor!). Enquanto isso, lá em Santos, um moleque de dez anos comemorava o penta e começava a sonhar em ser o melhor do mundo. Bem, o Neymar continua tentando isso até hoje, né?

 

10 fatos para lembrar o que rolava em 2002

Veja abaixo como era o mundo da música e das artes em 2002 e conta pra gente: Quais as suas lembranças do festival naquele ano? Afinal, o primeiro João Rock a gente nunca esquece!

1-Nos cinemas, as estreias de "Cidade de Deus", "Harry Potter e a Câmara Secreta", “Homem Aranha”, “Era do Gelo” e “Stuart Little 2”.

2-Halle Berry foi a primeira negra a ganhar o Oscar de melhor atriz, por sua atuação em “A Última Ceia”. Denzel Washington levou a estatueta de melhor ator, em “Dia de Treinamento”. Já o filme vencedor do Oscar 2002 foi “Uma Mente Brilhante”

3-Paulo Coelho, escritor e eterno parceiro musical do Maluco Beleza Raul Seixas, foi eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras.

 

4-Herbert Vianna voltava aos palcos com os Paralamas do Sucesso, após o acidente.

 

5- As músicas mais tocadas nas rádios do país eram “Love Never Fails”, de Sandy e Junior, “Festa”, da Ivete Sangalo, e “In The End”, do Linkin Park.

 

6-Morre o cantor Claudinho, que fazia dupla com Buchecha, vítima de um acidente de trânsito no Rio de Janeiro.

 

7-A cantora canadense Avril Lavigne lança “Let Go”, seu primeiro disco.

 

8-Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown gravam o primeiro disco dos Tribalistas.

 

9-Luto no grunge: Morre o vocalista do Alice in Chains, Layne Staley

 

10-Na Inglaterra, Alex Turner e Jamie Cook formam o Arctic Monkeys, ao mesmo tempo em que, após seis anos, as Spice Girls anunciam o fim do grupo. Ok, ok, elas já voltaram!

Comentários