15 de Junho de 2019
Ribeirão Preto - SP

Blog

João Rock lança zine sobre o rock de Brasília

João Rock lança zine sobre o rock de Brasília

Fanzines e rock’n roll sempre foram parceiros! No início, eram chamados de revistas de fãs e surgiram com os amantes de livros e revistas de ficção científica. Mas foi com o movimento punk inglês e toda a vibe da época do “faça você mesmo”, que os fanzines, apelidados de “zine”, ganharam força, o que fez surgir publicações por todos os cantos. Isso rola até hoje!


O mais novo título neste universo de cola, tesoura e papel xerox é o “Camaleão Candango”, zine lançado pelo João Rock para celebrar a edição de 2019 do festival, homenageando as bandas que agitam a cena musical de Brasília e prometem quebrar tudo no Palco Brasil – edição Brasília.

O zine, com 40 páginas, dá um rolê pela música da capital federal, desde a sua fundação, com as bandas de iê iê iê, passando pela explosão criativa da Turma da Colina, a geração seguinte, chamada de Baré Cola, outros estilos musicais, até chegar à novíssima safra do rock brasiliense.

Além de textos muito divertidos, assinados pelo jornalista e fanzineiro de carteirinha Angelo Davanço, o “Camaleão Candango” traz histórias em quadrinho inéditas, produzidas por artistas gráficos de Ribeirão Preto e região, mostrando curiosidades sobre os primeiros shows das bandas.


 Os corres da polícia, o nervosismo da primeira vez no palco, os ensaios improvisados, perrengues do início da carreira e outras histórias viraram HQ pelos traços de Vitor Pandão (Plebe Rude), Vinil (Legião Urbana), Alex Soares (Capital Inicial), Alexandre Nascimento (Raimundos), João Edno Jr. (Natiruts), Karen Fagu (Scalene, que apesar de se apresentar no Palco João Rock, também é de Brasília), e Lucas Lourenço (Tribo da Periferia, Os Primitivos, Hamilton de Holanda e Renata Jambeiro). A produção é de Felipe Ungaretti e a direção de arte é de Bruno Grillo.


O “Camaleão Candango” foi lançado em Brasília, durante o evento de apresentação do lineup do João Rock 2019, e está disponível aqui para ler e baixar.


É fã do rock brasileiro? Então, você não pode deixar de conferir esse trampo!



Comentários