15 de Junho de 2019
Ribeirão Preto - SP

Blog

Rock das Mangueiras

Rock das Mangueiras

O rei Elvis Presley cantava o Rock Around The Clock. Tem gente que só ouve rock das antigas, ou rock independente, ou aquele rock da Islândia que ninguém nunca ouviu. Raul Seixas se amarrava no Rock das Aranhas. Mas por aqui, o que a gente curte mesmo é o Rock das Mangueiras!

Lançado em 2017, o projeto social promovido pelo João Rock atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, assistidos pela Casa das Mangueiras, uma ONG que atua desde 1973 na zona norte de Ribeirão Preto e que hoje atende 100 pessoas.

Quatro vezes por semana, a galera da Casa se entrega ao rock’n roll e aos seus ritmos parceiros, com as aulas dos professores Felipe Pitoresco (musicalização infantil), Aline Juliana Vilela (danças urbanas), Freddy Aguiar (violão popular) e Deva Mille (bateria e percussão).

Depois de muita música na veia, chega a hora da molecada festejar e mostrar o que aprendeu, com a realização das festas de final de ano. Em 2017, no encerramento do primeiro ciclo do projeto, teve Papai Noel chegando de Harley-Davidson e distribuição de presentes feitos pela Recrie Fábrica Criativa, utilizando madeiras recicladas de peças de cenografia e tapumes do festival.


Papai Noel na Casa das Mangueiras

“O projeto veio contribuir muito com o nosso trabalho na ONG, baseado na convivência e no fortalecimento de vínculos. Acreditamos na música como um agente de transformação social, que possibilita o crescimento pessoal das crianças e dos adolescentes, além da descoberta de novos talentos, como já temos em outras áreas, como o teatro, o balé e o judô”, avalia Maria de Lourdes Pereira da Silva, coordenadora operacional da Casa das Mangueiras.

 
Gabriel O Pensador visita a turma da Casa das Mangueiras

Apoiadores

O Rock das Mangueiras começou por meio do sistema de Cortesias Solidárias, lançado em 2016. Funciona assim: ao invés de simplesmente ceder ingressos do festival para seus patrocinadores e parceiros, a organização do João Rock faz a troca das entradas por valores simbólicos. Todo o valor arrecadado é revertido para a manutenção do projeto musical, além da colaboração dos apoiadores Guitar Music Shop (doação de instrumentos), Sherwin Williams (doação de tintas e material para pintura), Paulo Sérgio André Empreiteiro (mão de obra para as reformas e reestruturações prediais), MGF e DTP Comunicação Visual (estrutura de comunicação visual do projeto) e Phábrica de Ideias (assessoria de imprensa).

Em 2018 e neste ano, o Rock das Mangueiras ganhou o reforço das empresas Rodonaves RTE e Sucos Spres, patrocinadores do projeto por meio do Proac ICMS (lei de incentivo à cultura no Estado de São Paulo).

E você também pode colaborar com o projeto, sabia? Pode doar aquele instrumento musical encostado, alimentos, peças de mobiliário, qualquer quantia em dinheiro ou simplesmente fazer uma visita de convivência, passar um tempo com nossos alunos. Eles vão adorar tocar um rock dos bons para você!

 

Conteúdo produzido por Angelo Davanço
www.angelodavanco.com.br

Comentários